Dicionário do Seguro

blog-image

Seguro.

Adjetivo
  1. posto a salvo; livre de perigo; garantido, abrigado, protegido."passou o perigo, eles já estão s."
  2. que não oferece perigo algum; estável, inabalável; inviolável."lugar s."
Para que serve um Seguro?
O seguro é usado para reduzir os prejuízos financeiros em caso de roubo e furto do veículo ou se houver um acidente envolvendo o seu carro. Dependendo da apólice contratada, o seguro indeniza os danos materiais do veículo e pessoais das vítimas, se houver – do segurado e de terceiros.


Apólice
Documento emitido pela Seguradora, em função da aceitação do risco, que formaliza o contrato de seguro, no qual constam os dados do Segurado, bem como os da cobertura que identifica o risco e o patrimônio segurado.

Franquia
Participação obrigatória do Segurado, expressa em reais (R$) na apólice, dedutível em cada evento (sinistro) reclamado por ele e coberto pela apólice, exceto nos prejuízos provenientes de raio e suas consequências, de incêndio, de explosão acidental, ou de Indenização Integra.

Sinistro
Ocorrência de um evento coberto e indenizável, previsto no contrato de seguro.

Prêmio
Importância paga pelo Segurado à Seguradora para que esta garanta o risco a que ele está exposto.

Corretor
Intermediário, pessoa física ou jurídica, legalmente autorizado a representar o Segurado, angariar e promover contratos de seguro entre as Seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. Na forma do Decreto-Lei nº 73/66, o Corretor é o responsável pela orientação ao Segurado sobre as coberturas, obrigações e exclusões do contrato de seguro.

Seguradora
Pessoa jurídica, legalmente constituída, que emite a apólice, assumindo o risco de indenizar o Beneficiário/Segurado na ocorrência de um dos eventos cobertos pelo seguro.
 
Segurado
Pessoa — física ou jurídica — que, tendo interesse segurável, contrata o seguro em seu benefício pessoal ou de terceiros. É a pessoa pela qual a Seguradora assume a responsabilidade de determinados riscos e que contrata o seguro e/ou está exposta aos riscos previstos nas coberturas indicadas na apólice.

Proposta de Seguro
Instrumento mediante o qual o Proponente expressa a intenção de aderir ao seguro, especifica seus dados cadastrais e declara conhecimento e concordância em relação às regras estabelecidas nas respectivas Condições Gerais. A proposta é parte integrante do contrato.

Cláusula
Definição de cada uma das disposições contidas no contrato de seguro.

Endosso
Documento expedido pela Seguradora, durante a vigência da apólice, pelo qual esta e o Segurado acordam quanto à alteração de dados e modificam condições da apólice.

Vigência
Prazo que determina o início e término da validade das garantias contratadas.

Aceitação
Aprovação da proposta — base para a emissão da apólice — apresentada pelo Segurado para a contratação do seguro

Bônus
Desconto obtido pelo Segurado na renovação do seguro, desde que não tenha ocorrido um dos seguintes fatos: ampliação de cobertura, ocorrência de sinistro durante o período de vigência da apólice anterior, qualquer transferência de direitos e obrigações ou qualquer interrupção no contrato de seguro. Este indicador é avaliado a cada período de um ano de vigência de seguro, sendo único para as coberturas de casco, acessórios, carrocerias, equipamentos especiais, responsabilidade civil facultativa e acidentes pessoais passageiros.

Prêmio
Importância paga pelo Segurado à Seguradora para que esta garanta o risco a que ele está exposto.